Unidade Recreio: (77) 3423-3749 | (77) 98852-5656
Unidade São Vicente: (77) 3425-9962 | (77) 98131-4757
"Ter a oportunidade de operar a jóia da criação divina, que é o cérebro humano, é um grande privilégio."
DR. IOGO OLIVEIRA

DR. IOGO OLIVEIRA

Apaixonado pelo cérebro humano desde criança, o Dr. Iogo Henrique formou-se em medicina na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, para então poder especializar-se em neurocirurgia, área onde atua com pioneirismo, sendo porta-voz de técnicas de cirurgia minimamente invasivas através de aberturas mínimas no crânio. Nesse vídeo, o Dr. Iogo conta sobre suas escolhas e buscas pessoais na medicina.

"Hoje somos porta-vozes de uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, que através de aberturas mínimas no crânio se consegue realizar o tratamento das doenças." Aprenda mais com nosso especialista.

Trauma raquimedular

o perigo dos mergulhos em água rasa.

Muito comum em emergências são os jovens com lesões na coluna cervical em decorrência de mergulhos em piscinas, lagoas e barragens de águas rasas, sobretudo após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Nesse vídeo, o Dr. Iogo Henrique alerta sobre os perigos e desfechos catastróficos que essa atividade pode ocasionar. E traz recomendações importantes sobre o assunto.

Traumatismo Craniano:

Situações muitas vezes evitáveis

Nesse vídeo, o Dr. Iogo alerta sobre a grande ocorrência de traumatismo craniano entre os jovens, tendo como causa predominante a associação de bebidas alcoólicas e condução de motos sem capacetes. Ou seja, situações muitas vezes evitáveis e de consequências irreparáveis.

Traumatismo Craniano em Crianças:

Acidentes domésticos e outras causas.

Os traumatismos cranianos em crianças estão mais relacionados aos acidentes domésticos como quedas de braço, quedas de berço, ou crianças que rolam da cama e caem.

Nesse vídeo, o Dr. Iogo também pontua sobre estudos que indicam os exames radioativos feitos nos primeiros meses de vida como possível causa de aparecimento de lesões neoplásicas no cérebro.

Tumores Cerebrais.

Origem, tipos e comportamentos

Nesse vídeo o Dr. Iogo fala sobre as origens e tipos dos tumores cerebrais malignos e benignos. E destaca a importância de um diagnóstico adequado sobre o comportamento biológico de um tumor que, mesmo sendo benigno, pode ter o agravante de estar localizado em um local bastante comprometedor.

Aneurisma Cerebral

O que é e quais os tratamentos.

O Dr. Iogo Henrique explica nesse vídeo o que são os aneurismas cerebrais, patologia que pode levar o paciente a óbito antes mesmo de receber assistência médica. E comenta sobre as maneiras de tratá-la com técnicas minimamente invasivas a partir da neurocirurgia, o que se aplica em casos particulares.

Aneurisma Cerebral

Sintoma e diagnósticos

O Dr. Iogo explica dois possíveis cenários onde ocorre a identificação de uma manifestação aneurismática no cérebro e como proceder para o diagnóstico e tratamento tanto nos casos onde ocorre o sangramento (aneurisma roto) quanto nos casos sem sangramento (não roto).

Aneurisma Cerebral

Estatísticas e Desdobramentos

O Dr. Iogo menciona relatos históricos que confirmam a presença de até 9% da população com aneurismas cerebrais, cita países que realizam exames de rastreio na população, aumentando, assim, a possibilidade de evitar maiores riscos como o sangramentos no cérebro. Além disso, fala sobre as particularidades envolvidas numa tomada de decisão quanto à necessidade de intervenções cirúrgicas em pacientes diagnosticados com aneurismas não roto.

Aneurisma Cerebral

Fatores de risco para sangramento.

Entre os principais fatores que predispõem um portador de aneurisma cerebral a ter um sangramento, estão: Tabagismo, obesidade e apnéia do sono são condições clínicas que estão relacionadas a um risco maior de ruptura do aneurisma cerebral.

Hérnia de Disco

Mitos e diagnósticos

Assunto muito frequente dentro na neurocirurgia, a hérnia de disco está presente em 70% dos atletas, mas não significa doença.

O Dr. Iogo esclarece que muitas vezes a hérnia de disco confunde o diagnóstico dos pacientes e mascara o real motivo da dor ou situação clínica deste. Muitas vezes, o real problema pode ser causado por síndromes dolorosas miofasciais, fibromialgia e problemas articulares, ao invés da hérnia de disco. Por isso é importantíssimo colher a história clínica do paciente e, mais ainda, realizar um exame físico minucioso

Hérnia de Disco

Como prevenir o agravamento

O Dr. Iogo Henrique explica que o processo degenerativo da coluna é algo natural ligado ao envelhecimento do corpo humano, mas que existem hábitos que tornam esse processo degenerativo exagerado devido a fatores como: posturas inadequadas, excesso de peso e sobrecargas na coluna, tabagismo, dentre outros. Já a prevenção se dá com posturas saudáveis, boa alimentação e evitando os maus hábitos citados.

contato rápido

Telefone - Unidade Centro
Unidade Recreio:

(77) 3423-3749 / (77) 98852-5656

Telefone - Unidade Centro
Unidade São Vicente:

(77) 3425-9962 / (77) 98131-4757

onde nos achar


UNIDADE RECREIO:
Espaço Plural
Av. Otávio Santos, 423 - Recreio

UNIDADE SÃO VICENTE:
Hospital São Vicente de Paulo.
Praça Hercílio Lima, 95 - Bairro São Vicente

Vitória da Conquista - BA
Logotipo da São Lucas Day Hospital

Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados
São Lucas Day Hospital, Vitória da Conquista - BA